Águila dá asas ao feminino na Colômbia

Na Europa, a cerveja ‘Águila’ será provavelmente conhecida por aquilo que é o seu produto: uma cerveja. Já na Colômbia, a marca é encarada como a grande salvadora do futebol feminino do país, tendo agora obtido um reconhecimento mundial precisamente por ter sido a primeira a incentivar a igualdade em todo o futebol colombiano, sem exceção. A história, diga-se, é extraordinária e remete ao segundo semestre de 2019, altura em que a liga feminina de futebol feminino tinha a sua realização em risco.

O impedimento, infelizmente, era o mesmo que se verificava a grande escala na Europa e onde ainda no presente terá de ser plenamente ultrapassado no período pós-pandemia: os adeptos não demonstravam qualquer interesse em assistir presencialmente nos estádios aos encontros relativos à liga feminina colombiana, que não conseguia obter rendimentos de bilheteira, não encontrava quaisquer apoios e caminhava a passos largos para a insolvência. Tudo parecia perdido… quando a cerveja Águila entrou em ação.

Desde há alguns anos que a Águila surge como o patrocinador oficial do futebol colombiano, inclusivamente da seleção nacional, cujas camisolas colocam, não raras vezes, esta marca em papel de destaque. Numa campanha publicitária nunca antes vista no país sul-americano, cuja atenção se prendia em exclusivo com o setor masculino, foi lançado ao adepto que idolatra tanto a sua equipa o repto: continuaria a fazê-lo se o símbolo do seu clube se partisse em dois?

Campanha levou a um aumento de público na Liga feminina da Colômbia na ordem dos 633%

Seria esse o passo em diante proposto pela Águila que, sem pudores, cortou em dois o escudo do Junior de Barranquilla – de assinalar que o Junior, por essa altura, era o campeão em título da liga colombiana masculina e aceitou, na primeira jornada do campeonato, assomar ao relvado com apenas metade do seu símbolo na camisola, tendo a equipa feminina ficado com a parte restante no seu equipamento. Uma ideia que gerou uma onda de apoio: “Desta forma, conseguimos dizer a todo um país que a equipa masculina e a feminina são a mesma equipa,” afirmou o CEO da Leo Burnett, a empresa criativa para a marca.

O mesmo responsável, Mauricio Sarmiento, sustentou a importância de vincar a ideia de que “apoiar um só género converte os adeptos em ‘meios adeptos’,” a expressão utilizada na campanha e que fez crescer a afluência nos estádios de uma forma exponencial – a liga feminina contou com um aumento de 633% relativamente ao ano anterior e a final do campeonato foi o pináculo deste ‘conto de fadas’ real, dado ter registado a presença de 55 mil espectadores. Um exemplo claro de que a dedicação da cerveja Águila ao futebol colombiano, independentemente do género, resultou em pleno.

Este trabalho conduziu à entrega de galardões, com a Águila a surgir como protagonista da Epica Awards, que atribuiu à campanha sobre o futebol feminino, ‘Half Fans’ (meios adeptos), duas distinções de bronze, sendo que uma outra campanha da empresa proprietária da marca, ABinBEV/Bavaria, denominada por ‘Siembra de Club Colombia’, foi também galardoada com bronze. Um êxito absoluto que Sarmiento destacou no final. “Ter tido sete finalistas, com três distinções na Epica Awards, fazem-nos fechar o ano muito bem,” refere, orgulhoso do trabalho desenvolvido.

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