Mês após mês, as diferenças entre as vertentes masculina e feminina do futebol vão continuando a esbater-se e o passo em frente que se segue tem que ver com a cotação de mercado: em breve, outras Ligas europeias se seguirão mas será na Alemanha que pela primeira vez a Soccerdonna.de, a versão feminina do conhecido site Transfermarkt para o futebol feminino, passará a estabelecer os valores de mercado para a Bundesliga alemã. Um feito inédito que permitiu apurar que a atleta mais valiosa do momento na principal competição feminina alemã é Lena Oberdorf, de 19 anos, ligada ao VfL Wolfsburg.

É neste item que ainda se descortina a principal diferença latente com o mercado masculino: com efeito, Oberdorf lidera a primeira classificação de valores financeiros chegando a um valor de mercado de 250.000 euros, um valor ainda baixo tendo em conta as avaliações realizadas, na mesma medida, no panorama masculino. Ainda assim, esta lista identifica bem o crescente valor do futebol feminino, alemão e não só, seguindo-se outra jogadora do Wolfsburg, Dominique Janssen, de 25 anos, e Sydney Lohmann, de 20 anos, que compete no Bayern de Munique.

“A ideia de introduzir valores de mercado existe desde 2017 – entre outras coisas, lutar pela igualdade com o futebol masculino. Naquela época, no entanto, até 90 por cento das transferências no futebol feminino eram feitas sem pagamentos de transferência e muito poucas jogadoras assinavam contratos de longo prazo ”, explicou Kay-Ole Schönemann, diretor de operações da Soccerdonna.de, relativamente à implementação de valores de mercado no feminino, acrescentando que “houve uma mudança nos últimos anos.“

Primeira avaliação da história encontra Lena Oberdorf como a mais valiosa da Bundesliga

“Acontece mais frequentemente que as jogadoras são compradas aos seus contratos por clubes financeiramente mais fortes e, em seguida, assinam a longo prazo,” tal como há décadas sucede com os homens, pelo que à data de hoje já faz todo o sentido avaliar cada jogadora profissional numa perspetiva financeira tal como foi feito agora com jogadoras como Oberdorf, cujo primeiro lugar no ranking de valor financeiro na Bundesliga feminina se baseia em diferentes aspetos e um deles tem que ver com o atual contrato, assinado à data da transferência do SGS Essen para o Wolfsburg.

Lena Oberdorf está ligada ao Wolfsburg até 30 de junho de 2024 e, sustenta o responsável pela versão feminina do Transfermarkt, e ainda “a jogadora mais completa da liga. Ela é muito forte no passe, tem bom olho para os espaços, é perigosa para fazer golos e provavelmente tem o maior potencial de desenvolvimento do ano. Já era muito procurada no verão, quando Wolfsburg conseguiu o contrato. Até porque ela ganhou a medalha de ouro Fritz Walter e se tornou uma jogadora internacional,” completou o alemão sobre a enorme junção de fatores que orienta a Soccerdonna sobre os valores a definir.

A avaliação aos valores de mercado na Bundesliga é só o começo – durante a presente época, a Soccerdonna pretende também abrir os valores de mercado às competições predominantes no futebol feminino europeu, passando a fazê-lo também com a Super League Feminina de Inglaterra já a partir deste mês, seguindo-se França, Espanha, Suécia, Itália e a maior nação futebolística fora do continente europeu, os EUA. Portugal, para já, está fora dos planos, mas certamente continuará a crescer com horizontes como este em vista.

Imagem: Adam Pretty/DPA

Deixe um comentário!