Fim-de-semana desportivo foi cancelado em Portugal, com excepção das duas Ligas profissionais

Foi notícia durante todo o dia de ontem e agora é mesmo oficial: foram adiados todos os jogos referentes a modalidades e futebol amador que se encontravam agendados para este fim-de-semana, o que inclui todo o desporto feminino e mais concretamente a Liga BPI e a Taça de Portugal, os escalões máximos do futebol feminino nacional, também inseridos no contexto não-profissional no desporto português. Nesse sentido, apenas se mantém a disputa da Liga NOS e da Liga Portugal 2 SABSEG nos próximos quatro dias, mantendo intacta a calendarização das respectivas jornadas enquanto I e II Ligas profissionais de futebol.

Tal como já estava calendarizado, arranca hoje a jornada no futebol profissional português – está marcado para esta sexta-feira, pelas 18h30, o Estoril vs Cova da Piedade pela Liga 2, e terminará na segunda-feira com o Boavista vs Benfica pela Liga NOS o fim-de-semana desportivo em Portugal. De resto, foram cancelados todos os restantes confrontos, relativos aos principais campeonatos nacionais de andebol, basquetebol, futsal, hóquei em patins e voleibol, incluindo também divisões secundárias e competições distritais.

Face a essa realidade, as cinco federações mencionadas lançaram um comunicado conjunto:

Informamos que, face ao contexto de saúde pública existente e às medidas decretadas pelo Governo através da publicação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 88-B/2020, que define medidas especiais aplicáveis aos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira no âmbito da situação de calamidade, e da Resolução do Conselho de Ministros n.º 89-A/2020, que determina a limitação de circulação entre diferentes concelhos do território continental no período entre as 00h00 de 30 de outubro e as 06h00 de dia 3 de novembro de 2020, é decidida a alteração completa da próxima jornada das provas presentemente organizadas pelas 5 Federações.

Nessa medida, os jogos agendados nas datas acima mencionadas não se irão realizar e serão indicadas novas datas oportunamente.

A decisão de suspender as atividades desportivas não profissionais foi comunicada pelo Governo às federações desportivas esta quinta-feira e apelamos à melhor compreensão de todos no sentido de a cumprir.

Lisboa e Porto, 29 de outubro de 2020

Federação de Andebol de Portugal

Federação Portuguesa de Basquetebol

Federação Portuguesa de Futebol

Federação de Patinagem de Portugal

Federação Portuguesa de Voleibol

Trata-se da primeira suspensão generalizada desde a retoma da actividade desportiva, neste Verão

No mesmo sentido, a Federação Portuguesa de Futebol anunciou particularmente essa decisão – “informamos que, face ao contexto de saúde pública e às medidas decretadas pelo governo, que define medidas especiais aplicáveis aos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira no âmbito da situação de calamidade, é decidida a alteração completa da próxima jornada das provas presentemente organizadas pela FPF”, confirmando assim que todas as competições sob a sua responsabilidade se encontram em suspenso até à próxima terça-feira.

A decisão de parar o desporto não-profissional em Portugal vem de encontro com a resolução do Conselho de Ministros de 22 de outubro, que determinou a limitação de circulação entre concelhos do continente entre a meia-noite desta sexta-feira e as 06h da próxima terça-feira, consistindo assim na primeira paragem generalizada desde que o principal campeonato de futebol retomou a sua actividade e concluiu a última jornada no dia 16 de julho, encerrando depois a temporada com a final da Taça de Portugal masculina, realizada uma semana depois.

Desde então, as edições de 2020/21 da Liga NOS e da Liga 2 Portugal SABSEG tiveram início nos dias 18 e 10 de setembro, respectivamente, mas sem qualquer suspensão até ao momento, tendo apenas registado o adiamento de alguns encontros, entretanto retomados. Seguiu-se depois a autorização para a retoma das restantes competições de desportos individuais e modalidades coletivas, devidamente regulamentada pela DGS, a 25 de agosto. Recorde-se que todas elas, incluindo o futebol, ficaram isentas de testes para realizar treinos ou “competições entre equipas de zona(s) sem transmissão comunitária ativa”.

Com o cancelamento das provas deste fim-de-semana, agora adiadas, restará nos próximos dias conhecer as datas para o reagendamento destas competições. No que ao desporto feminino diz respeito, o Lado F apurou que a 5ª jornada da Liga BPI, que se realizaria entre sábado e domingo, será, ao que tudo indica, reagendada para o dia 28 de Novembro, um sábado de um fim-de-semana para o qual inicialmente não previa a realização de qualquer jornada. Já os encontros em atraso da pré-eliminatória e a 1ª eliminatória da Taça de Portugal, que estavam marcados para este domingo, aguardam por nova data.

Deixe um comentário!