Desporto (feminino) suspenso até dia 3

Fim-de-semana desportivo foi cancelado em Portugal, com excepção das duas Ligas profissionais

Foi notícia durante todo o dia de ontem e agora é mesmo oficial: foram adiados todos os jogos referentes a modalidades e futebol amador que se encontravam agendados para este fim-de-semana, o que inclui todo o desporto feminino e mais concretamente a Liga BPI e a Taça de Portugal, os escalões máximos do futebol feminino nacional, também inseridos no contexto não-profissional no desporto português. Nesse sentido, apenas se mantém a disputa da Liga NOS e da Liga Portugal 2 SABSEG nos próximos quatro dias, mantendo intacta a calendarização das respectivas jornadas enquanto I e II Ligas profissionais de futebol.

Tal como já estava calendarizado, arranca hoje a jornada no futebol profissional português – está marcado para esta sexta-feira, pelas 18h30, o Estoril vs Cova da Piedade pela Liga 2, e terminará na segunda-feira com o Boavista vs Benfica pela Liga NOS o fim-de-semana desportivo em Portugal. De resto, foram cancelados todos os restantes confrontos, relativos aos principais campeonatos nacionais de andebol, basquetebol, futsal, hóquei em patins e voleibol, incluindo também divisões secundárias e competições distritais.

Face a essa realidade, as cinco federações mencionadas lançaram um comunicado conjunto:

Informamos que, face ao contexto de saúde pública existente e às medidas decretadas pelo Governo através da publicação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 88-B/2020, que define medidas especiais aplicáveis aos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira no âmbito da situação de calamidade, e da Resolução do Conselho de Ministros n.º 89-A/2020, que determina a limitação de circulação entre diferentes concelhos do território continental no período entre as 00h00 de 30 de outubro e as 06h00 de dia 3 de novembro de 2020, é decidida a alteração completa da próxima jornada das provas presentemente organizadas pelas 5 Federações.

Nessa medida, os jogos agendados nas datas acima mencionadas não se irão realizar e serão indicadas novas datas oportunamente.

A decisão de suspender as atividades desportivas não profissionais foi comunicada pelo Governo às federações desportivas esta quinta-feira e apelamos à melhor compreensão de todos no sentido de a cumprir.

Lisboa e Porto, 29 de outubro de 2020

Federação de Andebol de Portugal

Federação Portuguesa de Basquetebol

Federação Portuguesa de Futebol

Federação de Patinagem de Portugal

Federação Portuguesa de Voleibol

Trata-se da primeira suspensão generalizada desde a retoma da actividade desportiva, neste Verão

No mesmo sentido, a Federação Portuguesa de Futebol anunciou particularmente essa decisão – “informamos que, face ao contexto de saúde pública e às medidas decretadas pelo governo, que define medidas especiais aplicáveis aos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira no âmbito da situação de calamidade, é decidida a alteração completa da próxima jornada das provas presentemente organizadas pela FPF”, confirmando assim que todas as competições sob a sua responsabilidade se encontram em suspenso até à próxima terça-feira.

A decisão de parar o desporto não-profissional em Portugal vem de encontro com a resolução do Conselho de Ministros de 22 de outubro, que determinou a limitação de circulação entre concelhos do continente entre a meia-noite desta sexta-feira e as 06h da próxima terça-feira, consistindo assim na primeira paragem generalizada desde que o principal campeonato de futebol retomou a sua actividade e concluiu a última jornada no dia 16 de julho, encerrando depois a temporada com a final da Taça de Portugal masculina, realizada uma semana depois.

Desde então, as edições de 2020/21 da Liga NOS e da Liga 2 Portugal SABSEG tiveram início nos dias 18 e 10 de setembro, respectivamente, mas sem qualquer suspensão até ao momento, tendo apenas registado o adiamento de alguns encontros, entretanto retomados. Seguiu-se depois a autorização para a retoma das restantes competições de desportos individuais e modalidades coletivas, devidamente regulamentada pela DGS, a 25 de agosto. Recorde-se que todas elas, incluindo o futebol, ficaram isentas de testes para realizar treinos ou “competições entre equipas de zona(s) sem transmissão comunitária ativa”.

Com o cancelamento das provas deste fim-de-semana, agora adiadas, restará nos próximos dias conhecer as datas para o reagendamento destas competições. No que ao desporto feminino diz respeito, o Lado F apurou que a 5ª jornada da Liga BPI, que se realizaria entre sábado e domingo, será, ao que tudo indica, reagendada para o dia 28 de Novembro, um sábado de um fim-de-semana para o qual inicialmente não previa a realização de qualquer jornada. Já os encontros em atraso da pré-eliminatória e a 1ª eliminatória da Taça de Portugal, que estavam marcados para este domingo, aguardam por nova data.

Deixe um comentário!

Últimas NOTÍCIAS

AD Pastéis festeja título de campeão

Na reedição da final do ano passado, a AD Pastéis venceu o Sótão por 3-2 e ergueu o troféu de campeão nacional de futebol...

Recordes, recordes e mais recordes

Esta época, o futebol feminino bateu muitos e importantes recordes. A época começou com um novo acordo entre a UEFA e a DAZN para transmissão...

“Em união e garra ninguém nos vence”

A Seleção Nacional de futebol de praia terminou a primeira etapa da Liga Europeia com registo de duas vitórias (Chéquia e Itália) e uma...

Traídas nos penáltis

A Seleção Nacional de futsal feminina perdeu com a Espanha no desempate por penáltis a final do Europeu, em Gondomar, após a igualdade registada...

Fofó não sobe à I divisão

Decisão já expectável, o Futebol Benfica não vai participar na próxima edição da Liga BPI. Apesar de ter ganho a final do play-off, diante...

Subida do Fofó decidida na secretaria

O golo de Melany Fortes, que valeu a vitória do Futebol Benfica diante do Ouriense (1-0), pode nada valer. Na final, que decidia a...