Escudo do líder é a defesa

Campeonatos parados, acertos de calendário e retoma da competição no horizonte: o momento é de balanço

Com o campeonato parado devido a compromissos da Seleção Nacional, que disputa o decisivo play-off de apuramento para o Europeu de Inglaterra, em 2022, com dois jogos com a Rússia (dia 9, no Restelo, e a 13, em Moscovo), com acerto de calendário agendado (Marítimo e Condeixa, por exemplo, disputam a partir das 11h00 de sábado a quarta jornada) e o retomar da competição marcado para logo a seguir (a décima ronda da Liga BPI joga-se dia 18), este será o momento para lançar outro olhar à Liga BPI.

O líder Sporting tem apenas dois golos sofridos e pouco mais de metade (15) do que os golos marcados que o melhor ataque (o Benfica, com 26). Essa acaba por ser a parcela que tem feito a diferença na equação da luta pelo título até ao momento. As leoas vão na frente como única equipa invicta na prova, mesmo não tendo a mesma cadência goleadora que Benfica (os já referidos 26 golos), Famalicão, (25), ou Braga (19), tendo apenas mais quatro que Marítimo e Albergaria (ambos com 11).

É no pólo oposto, nos golos sofridos, que se reflete, em última instância, a classificação: o Sporting tem dois golos sofridos, metade que o Benfica (4), um terço do que o Braga (6) e menos de um quatro do que o Famalicão, que apresenta uma média de um golo sofrido por jogo (9).

Aliás, registe-se que os golos sofridos e pontos perdidos pelas líderes sucederam no mesmo encontro: a receção ao Famalicão, na primeira ronda do apuramento de campeão, a 16 de janeiro. Foi nesse jogo que as leoas cederam pontos e permitiram às adversárias marcar: 2-2. Em todos os outros jogos venceram e não sofreram.

Nesta fase, foram mais as vezes (quatro) que as leoas venceram pela margem mínima (1-0 diante de Condeixa, Braga, Benfica e Famalicão) do que triunfaram de forma mais folgada (0-2 e 0-4 ante Torreense e Albergaria, respetivamente, e 3-0 na última ronda, novamente frente ao Torreense).

Até ao momento, assim, não sofrer golos tem sido tão importante do que marcar.

Deixe um comentário!

spot_img
Últimas NOTÍCIAS