O Futebol Benfica garantiu lugar na final do playoff que decidirá a última equipa a marcar presença no principal escalão em 2022/23. Depois de vencer em casa na primeira por 4-1, o Fofó foi derrotado pelo Racing Power por 2-0, resultado insuficiente para a equipa da margem Sul, que assim continuará na segunda divisão na próxima época. Com a guarda-redes Jamila a transmitir segurança na baliza do Fofó, face ao maior caudal de ataque do RP, que partiu em busca incessante pelo golo, o jogo chegou ao intervalo sem remates certeiros (o Fofó teve uma bola no poste, num desvio de Rafaela Rufino). Na segunda metade logo a abrir, Cláudia Tecedeiro deu vantagem à equipa da casa e pouco depois, numa grande penalidade, Janaína Weimer fez o 2-0, que deu esperanças ao RP na reviravolta da eliminatória.
Mesmo em superioridade numérica desde o 64′, por segundo amarelo a Catarina Carvalho, por alegada demora na marcação de um pontapé de baliza (a situação deixou incrédulas as jogadoras e staff do Fofó), o RP, sem Keisy e Daiana Farías (castigadas) não conseguiu fazer o terceiro golo, com mérito para a forma como o Fofó se reposicionou em campo com dez unidades. Mais uma condicionante numa equipa privada de Amanda Pereira (castigo) e Inês Salvador, outra habitual titular, que se sentiu mal na última noite e foi lançada apenas na segunda parte. Na defesa, João Mugeiro recorreu a Inês Pinto e Beatriz Oliveira, ambas de 18 anos e que jogaram ao lado de Mariah Young. E no meio-campo, também Sara Granja não se apresentou no pleno das suas capacidades.
Na final, a equipa lisboeta estará assim privada de Catarina Carvalho e Amanda Pereira, que cumpriu o primeiro de dois jogos de castigo. Em campo neutro, no próximo fim de semana, o Fofó terá pela frente o vencedor do Atlético Ouriense-Estoril, que se joga este domingo. Na primeira mão, a formação canarinha venceu por 1-0.
Foto: FPF