Mãe e filho juntos no mesmo clube

Elaine Martins e Luís Santos jogam futsal no Penaverdense

Elaine Martins nasceu no Brasil, veio para Portugal em 2008 e é no Penaverdense que defende a baliza da equipa feminina de futsal. Devido à pandemia, a competição da AF Guarda está parada, mas a presente temporada ficará marcada por um motivo especial: o filho Luís Santos joga na mesma equipa da mãe.

“Sou uma amante do desporto, mas sempre gostei de tudo que tivesse bola envolvido. Sempre joguei vólei, andebol, basquetebol e o gosto pelo futsal em si nasceu aqui em Portugal. É sempre gratificante poder partilhar essa paixão com os meus filhos”, refere Elaine.

Luís tem 15 anos e muitas das vezes treina juntamente com a mãe. “Os nossos treinos são no mesmo dia, eu treino mais cedo e quando falta alguma atleta, ele acaba por substituí-la e marca golos à mãe e eu também lhe marco”, sublinha, sorridente, Elaine, que tem outro filho, também guarda-redes de futebol no Sporting Clube Celoricense.

“Nós brincamos imenso com o facto de marcarmos golos um ao outro. Como aprendizagem com a minha mãe, retiro a calma que demonstra dentro de campo e a sua humildade”, afirma Luís, que pode jogar em qualquer posição e além de futsal também gosta de vólei, que pratica na escola.

As palavras da mãe têm sido assimiladas. “Digo-lhe que o desporto é para ser praticado com paixão, é para nos divertimos, mas acima de tudo tem que ser praticado com respeito e humildade”, aconselha Elaine, privada dos jogos. “Esta época só fizemos um jogo amigável. Quando íamos começar o campeonato, a AF Guarda suspendeu os campeonatos”, conta.

Deixe um comentário!

spot_img
Últimas NOTÍCIAS