Há datas marcantes, dias memoráveis, marcos assinaláveis, registos que merecem ser mencionados, referidos, sublinhados. Vincados. Este é um deles. De 1 de setembro de 2020 a 31 de janeiro de 2021 foram vividos 152 dias. Publicados mil artigos. Deste Lado.

Carolina Mendes, a primeira a marcar um golo por Portugal numa fase final de um Europeu de futebol, deu o pontapé de saída. Seguiram-se outras. Como Jéssica Silva, Diana Gomes, Edite Fernandes, Beatriz Cameirão, Laura Almeida, muitas, muitas outras. Nenhuma mais importante que as demais, todas elas protagonistas de uma história única, irrepetível, uma visão própria, uma voz só sua, inconfundível. E estas foram “só” algumas das que deixaram o seu testemunho em registo vídeo.

Houve ainda outros marcos: a equiparação dos prémios de jogo de seleções masculina e feminina como Inglaterra, Brasil, Noruega ou Nova Zelândia, entre outras; o reencontro de professor e aluno no Liceu Camões que agora se defrontam como técnicos na Liga BPI; os vários casos de Covid que foram surgindo; as muitas experiências de várias atletas em diversas modalidades; a vivência nos mais diferentes escalões competitivos, mesmo nos menos lembrados; a reflexão sobre a realidade no desporto feminino, as diferenças que vão sendo esbatidas e as que ainda faltam vencer. Os relatos, além da atualidade, dos jogos, das provas, dos troféus, dos triunfos – e dos desaires.

Tudo histórias que valeram a pena ser contadas. Mil – mais! Até agora. Mas há mais estrada para andar e, enquanto houver, vamos continuar!

Deixe um comentário!