‘O Outro Lado’ do basquetebol num podcast

Detentor de uma estrutura composta por equipa sénior e escalões de formação no basquetebol feminino, o Quinta dos Lombos lançou um inovador podcast sobre a modalidade e a paixão dos seus intervenientes pela mesma

Muito embora a competição não tenha parado para o Quinta dos Lombos no que diz respeito à sua equipa principal de basquetebol feminino, que disputa o primeiro escalão nacional, a Liga Skoiy, como é sabido a formação, como em qualquer outro desporto, continua em suspenso. Uma separação que poderá ser atenuada assim que as datas avançadas para o regresso da prática do desporto não-profissional, ainda que apenas ao nível dos treinos, cheguem e a abertura tenha mesmo lugar. De toda a forma, a estrutura que compõe o basquetebol do clube de Carcavelos considerou importante continuar a comunicar.

Com o objetivo de manter próxima a comunicação entre os diversos setores, os Lombos criaram o podcast ‘The Other Side of…’, primeiramente anunciado em cartaz e lançado em estreia esta semana com Ana Moreira, coordenadora de Minibasket e treinadora do escalão de sub12 do clube, como convidada e entrevistada de uma primeira edição que já está no ar e disponível nas plataformas Anchor e Spotify, Um passo que enche de orgulho todos os envolvidos, nomeadamente Inês Pires, uma das anfitriãs do espaço em co-apresentação com Gustavo Leite.

Ambos trabalham como treinadores no clube e são os moderadores deste podcast de mensagem bastante positiva. Como uma das principais impulsionadoras da ideia, Inês Pires, professora de Educação Física, explica ao Lado F que esta partiu da concordância entre todos sobre a necessidade de dar a conhecer um outro lado – daí o nome escolhido para batizar o projeto – de pessoas do meio que compõe o basquetebol, entre treinadores, atletas e pais que a partir deste momento poderão partilhar e divulgar este espaço de partilha sobre uma modalidade que é interesse comum entre todos os envolvidos.

Objetivo da ideia passa por ouvir todos os que “ficaram ‘agarrados’” ao basquetebol

O basquetebol, a atividade física e as ferramentas necessárias para o alto rendimento são as grandes paixões desta jovem treinadora. “Sou licenciada em Ciências do Desporto, menor em exercício e saúde. Tenho uma PG em Strength & Conditioning e estou a acabar o mestrado em treino de alto rendimento. Atualmente dou treinos a Sub10 e Sub14 nos Lombos e sou preparadora física da equipa Sénior B. Dou aulas de atividade física do 1° ao 4° ano numa escola em Tires,” conta Inês Pires, que leva uma vida preenchida…à qual ainda juntou um podcast.

“Todas as semanas teremos um convidado, o cartaz será lançado às quartas-feiras e o episódio fica no ar aos sábados a partir das 17 horas. O objetivo do podcast é conhecermos um pouco o outro lado de cada um dos intervenientes do jogo – atletas, dirigentes, pais, treinadores, staff… isto é, perceber como ficaram ‘agarrados’ à modalidade, quais as suas motivações, lemas de vida e também conselhos a passar a quem tenha o mesmo sonho. A ideia surgiu numa viagem que fazia de comboio, vinha a ouvir um podcast sobre preparação física,” conta. Uma ideia apenas que o Quinta dos Lombos colocou em prática.

Uma viagem de comboio que se revelou profícua para Inês e para os Lombos: “pensei que, agora que estamos tanto tempo confinados e a nossa maior preocupação é perceber o que fazer com o nosso tempo, seria uma boa oportunidade para avançar com um projeto destes, que permite dar a nós responsáveis e a todos os ouvintes e interessados, informações e lições para a vida”, explicou em pormenor a mentora deste projeto que acredita que este possa ter longevidade e continuidade para os próximos tempos, mesmo após a vida voltar à normalidade nos pavilhões por todo o País.


Com um podcast inovador o Quinta dos Lombos pretende levar a todos os apreciadores de basquetebol um podcast sobre o jogo e as razões pelas quais tanto o admiram. Imagem: Quinta dos Lombos – Basquetebol

1 COMENTÁRIO

  1. Uma viagem de comboio como outras tantas viagens que fizeste e hás-de fazer ao longo da vida, Inês Pires.
    Uma pessoa que vale a pena conhecer e ter por perto do coração.
    “I believe you can fly”.
    Um abraço!

Deixe um comentário!

spot_img
Últimas NOTÍCIAS