Este domingo foram conhecidas as quatro equipas que se mantêm na corrida à última vaga na I divisão. O Ouriense confirmou a passagem à semifinal, voltando a vencer o Rio Ave por 2-1, resultado que se tinha verificado na primeira mão e que inviabiliza a subida das vila-condenses.
Também o Racing Power venceu o Condeixa por 2-0 fora de casa, apurando-se para a fase seguinte com um agregado de 3-0. Como consequência, o Condeixa foi despromovido. As restantes partidas foram ainda mais emotivas. Derrotado na primeira mão pelo Varzim por 3-1, o Estoril venceu em casa por 2-0 (os golos marcados fora servem como critério de desempate), com o tento decisivo a ser anotado por Mariana Coelho, num resultado que dita o adeus das poveiras ao I escalão e mantém o objetivo da manutenção para o Estoril em aberto.
Em Carapeços, após o nulo na primeira mão, o Gil Vicente esteve na frente (2-0), com golos de Andreia Cordeiro (7′) e Rafaela Mesquita de penálti (56′), mas deixou fugir a vitória frente ao Futebol Benfica (na foto), que empatou (2-2) e apurou-se com dois golos num minuto. Numa grande penalidade, à imagem do jogo em Lisboa, Vicky Ferreira defendeu o remate de Andreia Silva, mas a capitã do Fofó, na recarga, reduziu (85′). E 38 segundos depois… Sara Granja isolou Melany Fortes, a avançada passou por Vicky e empurrou para o fundo da baliza do Gil Vicente, mudando o sentido do jogo num ápice e atirando as gilistas para a segunda divisão.
À margem do jogo, refira-se que Rita Barreto, como é conhecida no mundo do futebol, embora surja nas fichas da FPF como Ana Silva, viajou este domingo até ao Norte, com o intuito de apoiar a equipa a partir da bancada pelo terceiro jogo consecutivo. Castigada, devido a expulsão na qualidade de treinadora nos escalões de formação, a ala esquerda juntou-se ao grupo do Futebol Benfica e celebrou o apuramento com as colegas de equipa.
No próximo fim de semana, iniciam-se as meias-finais: Futebol Benfica-Racing Power e Estoril-Ouriense. O jogo decisivo será entre uma equipa do II escalão (Fofó ou RP) e outra da I divisão (Estoril ou Ouriense).
Foto: FPF