À terceira, a Ovarense pretende que seja de vez: depois de ter iniciado a temporada com Sérgio Barreto ao comando, Emanuel Valente deu continuidade até terminar a 1ª fase mas será mesmo o atual coordenador do futebol feminino do clube, Rogério Mendes, a assumir o cargo para a fase decisiva da temporada, orientando a equipa principal feminina para este final de temporada. Antes, desempenhava funções de coordenação numa transição que, conta o técnico, não estava pensada no início da época e por essa razão não assumiu a equipa logo no início da temporada.
“A Ovarense, na altura de abordagem no verão passado, já tinha treinador. Eu como vinha para Portugal e também como a Ovarense estava interessada na minha experiência no futebol feminino nos Estados Unidos decidi vir cá ajudar. Depois do nosso primeiro treinador ter saído, entrou o adjunto até que nessa altura ainda estava à espera do meu título profissional aqui em Portugal e nem sequer era opção. Foi desta, à terceira, que veio a oferta para eu liderar a equipa. Foi fácil de aceitar o desafio uma vez que já me tinha acarinhado muito com esta equipa e este clube,” explicou o novo treinador da Ovarense.
“O clube, porque gostei logo do apoio e da vibração dos seus apoiantes, até sem eles poderem assistir aos jogos nos estádios, ainda se sente. Eles mostram-se sempre disponíveis, a querer ajudar quando possível. Até quando arrancamos de autocarro já tivemos um grupo da claque para nos apoiar na saída do estádio. E como disse, também me acarinhei com a equipa, em como jogam bom futebol, com paixão e raça mantendo sempre uma atitude espetacular,” indicou em tom elogioso o técnico que antes de rumar à Ovarense estava nos EUA e preparava-se para orientar um clube da II Divisão do país.
Técnico procurará utilizar a experiência que angariou nos EUA em benefício do clube
Uma possibilidade que, assegura, já não se encontra de pé pois pretende fixar-se em Ovar a longo prazo. “A minha intenção fui sempre vir cá para Portugal e ficar, pelo menos, uns anos. Pelas razões da diversidade na minha experiência, mas principalmente por estar muito mais perto do meu filho que já mora cá em Portugal há alguns anos. E aqui estou, em Ovar, para encaixar neste projeto interessante e é somente nisso que penso hoje” depois de ter trabalhado no âmbito de uma potência do futebol feminino mundial como os EUA.
Rogério Mendes considera que a sua experiência poderá melhorar o rendimento da Ovarense com um impacto imediato. “Que tipo de treinador seria eu se não achasse que poderia ajudar? Mas digo que os treinos desta semana mostraram-me que há pouco a refinar. Há muito talento cá e agora é só continuar a trabalhar todos os dias para melhorarmos ainda mais. A experiência nos Estados Unidos pode também ajudar, como o futebol feminino lá já é um ‘adulto’ em comparação com o futebol feminino em Portugal que ainda é uma ‘criança’,” assim comparou.

Rogério Mendes nem hesita a apontar a manutenção imediata como objetivo para a 2ª fase
“Com isto quero dizer a maioria das meninas nos Estados Unidos começam a jogar futebol logo com cinco anos. Aqui em Portugal ainda poucas se viram para o futebol, mas isso breve vai mudar e já está a melhorar muito por causa do crescimento de qualidade cá nestes últimos anos, tanto na Liga como também o trabalho feito pela nossa federação. E digo mais, que o nível que tenho visto cá até agora tem-me surpreendido pela positiva e espero que continue neste caminho, o futebol feminino em Portugal dará muito breve nas vistas pela Europa inteira,” preconiza o técnico que há alguns meses regressou ao país.
O novo treinador da Ovarense, que se estreará oficialmente este domingo ante o Gil Vicente, acompanhou com interesse a caminhada da equipa, que lutou até à derradeira jornada pela qualificação para a fase de apuramento de campeão. Apesar desse último esforço, agora jogará a de manutenção, não tendo demonstrado qualquer hesitação sobre qual será o objetivo – passa por ficar nos dois primeiros lugares de forma a assegurar a manutenção imediata. Mais: acrescenta que “temos qualidade suficiente para ficar mesmo em primeiro.”
“Com concentração, sacrifício, trabalho e sorte, com a saúde de todas as jogadoras, acho que todos queremos mesmo isso. Até porque duas das cinco equipas que ficaram à nossa frente conseguiram um empate e uma vitória. Tivemos algum azar no último jogo com o Condeixa, mas isso não mudou com o moral da equipa que mostra mesmo a força do nosso grupo,” considerou o coordenador que transitou para o cargo de técnico principal que não vê a hora de se estrear em Ovar e somar desde logo uma vitória determinante para as ambições de permanência do clube.
Obrigado pela entrevista e tudo que fazem para o futebol feminino aqui em Portugal. Estamos prontos para o desafio amanhã! Grande abraço.
[…] estreia de Rogério Mendes no comando técnico, as meninas vareiras não demoraram a abrir o marcador, construindo um […]